CASE / FINANCE

Jornada Digital de Seguros

CASE: Pottencial Seguros

POR A3DATA

Agilizar processos internos e se manter atualizado com as demandas do mercado por meio do projeto Jornada Digital de Seguros.

Desafio

O objetivo deste projeto é tornar possível a oferta de um valor máximo de seguro com base nos dados obtidos a partir do CPF de um cliente. No entanto, para viabilizar essa jornada, é necessário atualizar o funcionamento dos produtos de seguros já existentes. O desafio contemplou definir uma abordagem para concretizar a jornada, garantindo a confiabilidade das regras de negócios existentes de uma maneira inovadora.

Abordagem

Após entender o problema, realizamos um estudo das regras de aprovação de ofertas de seguro, entrevistando e analisando processos internos. Definimos um conjunto de dados e processos decisórios com base no CPF, usando um modelo de árvore para aprovar ou reprovar propostas com base em informações disponíveis. Para determinar os valores de cobertura, segmentamos os perfis das interações e treinamos modelos de regressão linear para cada grupo, garantindo que os valores oferecidos estejam em conformidade com as regras de negócio.

Essa abordagem combina as regras de negócio com o modelo de regressão, restringindo o valor oferecido pelo modelo com base nas regras. A implantação foi feita com contêineres em uma arquitetura de microsserviços.

Resultados

A implementação da jornada digital em uma corretora parceira foi feita em um aumento significativo na adoção, com 49% das novas transações de seguro sendo feitas por meio desse novo processo:

No segundo mês, essa abordagem já representou cerca de 50% das novas emissões, diminuindo uma forte acessibilidade e eficácia;

Ao aplicar a jornada digital em todas as obrigações para todas as corretoras, prevê-se que 2% das obrigações anteriormente recusadas sejam aprovadas.

Os resultados demonstram que a implementação bem sucedida da jornada digital não apenas melhorou a eficiência do processo, mas também teve um impacto financeiro positivo, aumentando a emissão de apólices e a receita da empresa. Isso indica o potencial de expansão e crescimento significativo no mercado de seguros.

Results and Benefits

Outcome of the Solution:

The solution significantly reduced the time doctors spent on paperwork, allowing them to dedicate more time to patient care. This led to improved patient satisfaction, better health outcomes, and increased overall efficiency in medical practices.

Specific Metrics:

→ Time Savings;

→  Cost Reduction;

→ Improved Productivity.

About Partner

A3Data is a Brazilian company specializing in business solutions through Data, Analytics, and GenAI, with clients and collaborators from different locations. Focused on transforming data into strategic value, A3Data offers consulting services, development of customized solutions, and implementation of advanced platforms. With a collaborative approach, the company works to understand and meet the specific needs of its clients, promoting digital transformation through data analysis, actionable insights, and innovations in artificial intelligence.

Currently, A3Data has 2 AWS Specializations, specifically in Service Delivery Partner (SDP). The first is focused on the AWS Database Migration Service (DMS), which is a managed replication and migration service that helps move analytical workloads and databases to AWS quickly, securely, with minimal downtime and zero data loss. The approval for SDP DMS occurred in 2021 and came through cases carried out in production architecture with two distinct clients.

The second specialization is in the Amazon Elastic MapReduce (EMR) service, which is a managed cluster platform that simplifies running big data frameworks, such as Apache Hadoop and Apache Spark, on AWS to process and analyze large amounts of data. This service also enables transforming and moving large volumes of data to other AWS databases, such as Amazon S3 and Amazon DynamoDB. The approval for SDP EMR occurred in 2022 and came through a client case carried out in production architecture.

ENTRE EM CONTATO

Desbloqueie novas fontes de receita.

Reduza custos e aumente a eficiência operacional. Amplie seu entendimento sobre operações e clientes de forma exponencial.

Transforme seus dados em resultados.