Artigo por: Neylson Crepalde – CTO da A3Data


É sabido que investir em ESG (Environmental, Social and Governance) não conflita com o objetivo de rentabilidade das organizações. Ao contrário, pode até potencializar os ganhos e a competitividade das empresas

Segundo a PwC, uma das maiores consultorias e auditorias do mundo, relatórios transparentes e relevantes em ESG são essenciais para construir confiança com os diversos públicos de interesse ao passo de que inconsistências têm o efeito inverso. Ainda, segundo a IBM Institute for Business Value (IBV), organização de pesquisa, empresas que possuem alta maturidade em ESG tendem a ter um engajamento de clientes 70% maior, uma gestão de risco 90% melhor e uma habilidade de atrair talentos 83% maior do que empresas com baixa maturidade no assunto.

Entretanto, 95% das empresas que traçaram objetivos em ESG, apenas 10% delas reportaram algum avanço na área. E porquê será que isso acontece? De acordo com a pesquisa da IBM, os dois principais motivos são: a falta de dados adequados (41%) e barreiras regulatórias (39%).

No que se refere aos dados, os principais desafios são aqueles que possuem impacto negativo na estratégia ESG, ou quando há muitos dados manuais e/ou dificuldade em consolidar ou manipular tais dados, sem contar a falta de transparência nos cálculos e a dificuldade para mapeá-los entre marcas e geografias.

Diante desse cenário, podemos afirmar que o principal desafio em obter resultados significativos em ESG está relacionado ao mundo dos dados. Desse modo, como é possível vencer essa dificuldade apresentando dados consistentes e resultados tangíveis para os stakeholders?

O primeiro passo é investir na construção de uma arquitetura robusta para dados focada em automação, escalabilidade, alta disponibilidade e segurança. Essa arquitetura é uma das condições ‘sine qua non’ para uma boa governança de dados, garantindo a qualidade e a consistência dos indicadores. Além disso, para atacar a dificuldade de mapear dados em ESG, algumas empresas disponibilizam dados de maneira pública para facilitar o acesso e as análises do mercado.

O primeiro passo para ter sucesso na sua estratégia ESG é consolidar a arquitetura e os processos de dados. Isso permitirá decisões melhores e mais transparência na condução das ações, gerando valor para o negócio e confiança ao consumidor.

 


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Inteligência Artificial e ESG, como?