CASES DE SUCESSO
Rede Mater Dei de Saúde
A Rede Mater Dei de Saúde tinha dificuldades de comunicação para deliberar melhor a gestão de escala dos colaboradores, prejudicando, assim, a logística de atendimento dos pacientes.
Desafio
E com a chegada da pandemia da Covid-19, o quadro se agravou, ampliando os
desafios devido às altas taxas de ocupação das unidades. Diante do cenário, a
rede viu a necessidade de otimização e automatização dos processos para garantir
a escalabilidade e melhorar o atendimento a todos os pacientes.
Em colaboração com a A3Data, criou o projeto Gestão de Escala para garantir a segurança assistencial do paciente.
Abordagem
A Rede Mater Dei utilizou dados bem organizados para desenvolver uma solução tecnológica centralizando informações sobre habilidades dos colaboradores e necessidades dos pacientes.
A plataforma sugere a melhor alocação profissionais de enfermagem no curto e
médio prazo por andar e por unidade, a partir dos dados de ocupação, registro de ponto, características e habilidades dos enfermeiros e previsão de demanda. Em uma mesma interface, o sistema apresenta gráficos em dashboards atualizados em tempo real. Assim, os gestores podem visualizar diferentes setores para verificar a situação de cada um.
Isso permitiu a tomada de decisões mais eficazes em tempo real, incluindo remanejamento de pessoal e previsões de demanda usando modelos de séries temporais.
Resultados
Posicionar o Mercantil na vanguarda do setor antifraude.
Redução significativa de 85% nas horas extras em comparação ao ano anterior, com a capacidade de treinar novos enfermeiros para cobrir ausências e aumentar a produtividade de forma eficiente.
Validação e acompanhamento rigoroso dos dados disponíveis na plataforma, com altos índices de acertos na previsão de demanda e oferta para o dia atual.
A ferramenta se mostrou fácil de usar e eficaz para alocar recursos de acordo com as necessidades, garantindo escalas assistenciais seguras e eficientes.