O Impacto da IA nos negócios

ChatGPT? É só o começo. 

Entenda como a IA generativa pode impactar nos negócios

A jornada para aproveitar plenamente os benefícios da IA generativa está apenas começando. Embora haja empolgação em relação à tecnologia, a sua implementação completa levará tempo e exigirá enfrentar desafios significativos. Isso inclui a gestão dos riscos inerentes à IA generativa, e o desenvolvimento e mapeamento das habilidades necessárias para o trabalho, além disso, seu uso também exigirá a reestruturação de processos de negócios para incorporar no dia a dia da operação de uma empresa.

As previsões da Gartner destacam o rápido crescimento da IA generativa: até 2025, estima-se que 30% das mensagens de marketing enviadas por grandes organizações serão geradas sinteticamente. Além disso, a produção de filmes de sucesso pode ser dominada pela geração de imagens por IA até 2030.

A gama de oportunidades proporcionadas pela IA generativa é dividida em três categorias pelo Gartner: oportunidades de receita, oportunidades de custo e produtividade, e oportunidades de risco. As oportunidades de receita incluem a criação mais rápida de novos produtos, enquanto as oportunidades de custo e produtividade englobam a melhoria das habilidades dos trabalhadores e otimização de processos. Finalmente, a IA generativa tem o potencial de melhorar a análise de dados e mitigar riscos, garantindo a conformidade regulatória e sustentabilidade.

Outro fator importante que a IA Generativa trouxe foi uma maior visibilidade e necessidade de uso da IA dentro das organizações. Existem diversos algoritmos tradicionais de análise avançada e aprendizado de máquina são altamente eficazes na execução de tarefas numéricas e de otimização, que podemos usar para resolver problemas como modelagem preditiva, e continuam a encontrar novas aplicações em uma ampla gama de setores.

Os algoritmos tradicionais de análise avançada e aprendizado de máquina são altamente eficazes na execução de tarefas numéricas e de otimização, como modelagem preditiva, e continuam a encontrar novas aplicações em uma ampla gama de setores. A IA generativa surge como uma força transformadora que vai além dessas limitações. Ao abrir a porta para a curiosidade e a exploração, ela inspira abordagens criativas e inovadoras para desafios complexos, desencadeando uma reflexão mais profunda sobre o potencial da inteligência artificial. Em vez de substituir métodos tradicionais, a IA generativa complementa-os, agregando uma dimensão criativa à caixa de ferramentas da IA e ampliando as possibilidades tanto nas operações comerciais quanto na concepção de novas soluções.

Em resumo, a IA generativa está moldando uma nova era de inovação e eficiência nos negócios. Seu impacto abrange setores diversos, automação de tarefas, criação de valor econômico e preparação da força de trabalho para um futuro repleto de colaboração com máquinas inteligentes. Embora os desafios persistam, a jornada rumo à realização completa do potencial da IA generativa está em pleno andamento, prometendo um futuro emocionante e transformador para empresas e sociedade como um todo.

Fontes

https://www.mckinsey.com/capabilities/mckinsey-digital/our-insights/the-economic-potential-of-generative-ai-the-next-productivity-frontier#key-insights
https://www.gartner.com/en/topics/artificial-intelligence

Compartilhe:

DESCUBRA A A3DATA

Transforme seus dados
em resultados!